Inhame cru pode causar alergias!

Olá ;)


Hoje levei um susto e corri pra escrever esta postagem! 
Eu adoro inhame e tento comer sempre por causa do seu grande poder curativo.

-limpa o sangue;
-fortelece o sistema imunológico;
-evita Dengue,febre amarela e malária.
Realmente uma jóia da natureza!

Mas...
Eu não sabia que inhame cru causava reações alérgicas.Isso mesmo!
Ultimamente eu tenho feito bastante inhame cozido pros meus cachorros é ótimo pra saúde deles, aumenta a resistência principalmente agora no inverno.Mexendo com inhame quase todos os dias eu tive uma baita alergia;mas os cachorros estão fortes e saudáveis :)

Algumas pessoas podem ter alergia ao manipular o inhame cru para descascá-lo e isso aconteceu comigo.
A reação é rápida e sentida logo após descascar o inhame; eu já senti as mãos e os braços pinicando,inchados e coçando MUITO.

Achei que fosse alergia de algum agrotóxico presente na casca do inhame mas depois de pesquisar na internet vi que não era e que isso acontece com frequência em algumas pessoas.
O inhame possui o ácido oxálico que provoca coceira,vermelhidão,irrita muito a pele.Eu tive todas essas reações e,gente,é horrível!

Lavei os braços e mãos com bucha e sabão várias vezes,esfreguei vinagre,álcool em gel,pomada de assadura de bebê tudo que via pela frente então foi melhorando e diminuindo os vergões e a pinicação.
Ufa que sufoco!

Eu já estava quase correndo pro hospital mas como começou a melhorar a coceira resolvi pesquisar na internet e vi que o inhame tem esse ácido que provoca uma reação como se fosse urtiga.
Pinica até a alma!

Então pessoal muito cuidado ao mexer com o inhame cru!
Fica algumas dicas que eu aprendi :

*descascar usando luvas;
*descascar dentro de uma bacia com água;
*prefira consumir o inhame cozido;
*cozinhe o inhame inteiro com a casca,
 pois assim ele não causa alergias
e é bem mais fácil de ser descascado.


Reações alérgicas podem ser muito perigosas e até fechar a respiração.Portanto evite usar o inhame cru em sucos e bebidas que estão na moda agora.Ele é muito bom pra saúde mas sempre cozido.

Fica o alerta!

Beijokas,






33 comentários:

  1. eu acabei de ter essa alergia agora.... realmente pinica ate a alma mesmo rsrsrs eu me lembro que a um tempo atras eu usei a agua do inhame no rosto e foi a pior sensaçao que eu ja tive.... eu quase sair correndo doida na rua com o rosto pinicando ardendo foi terrivel.... varias vezes eu sinto minha mae pinicar quando eu descaco o inhame mas, descobrir agora que é uma reação alergia... que bom que ja passou ufaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um sufoco mesmo!Agora aprendi a lição rsrs

      Excluir
  2. Acabei de passar por essa desagradável experiência descrita acima. A informação acima sobre o ácido oxálico foi muito útil.
    Para neutralizar um ácido usa-se uma base ou hidróxido e assim sendo usei Leite de Magnésia que deu um alívio instantâneo.
    Abraço
    Canis Rufus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai ajudar muita gente,num momento de desespero nem da pra raciocinar direito,rs. Obrigado pela ótima dica!

      Excluir
  3. Nossa, sensação horrorosa! Estava descascando inhame e senti uma leve coceira, ignorri e mediatamente peguei uma escada para guardar coisas no armário, nao deu dois minutos e já não era só minha mão q coçava, mas o braço inteiro! Nunca lavei tanto o braço na vida! Ai corri para a internet e graças a Deus encontrei informações como as suas! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu também lavei os braços umas 100 vezes fora o susto que a gente leva!Eu que agradeço a visita ,bjs.

      Excluir
  4. Acabo de ter a mesma alergia é horrorosa a sensação que não passa Panica, coça ,arde, ele está assando no forno não sei se como será que faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cozido ou assado não faz mal.O perigo esta em consumir ele cru por causa do acido.

      Excluir
  5. Como nao sabia dessa informação, pensei que era uma reação alérgica minha e pedi pro meu marido terminar de cortar....resultado: ficamos os dois cheios de coceira e com o braço pinicando até a alma. Lavei muito e só aliviou quando usei sabonete líquido, depois de muita lavagem e enrolei em uma toalha. Obrigada por divulgar esse conteúdo!! Vou espalhar pra evitar que mais alguém tenha o mesmo problema! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma aflição horrível rsrs agora já estamos mais espertos!!!

      Excluir
  6. Eu passei p essa experiência agora fiquei me pinicando muito mas miha mãe q acabou de descscar e ela n ficou se pinicando n😡😡😡so eu me piniqeui nunca m corto inhame😡😡😡😡

    ResponderExcluir
  7. Eu passei p essa experiência agora fiquei me pinicando muito mas miha mãe q acabou de descscar e ela n ficou se pinicando n😡😡😡so eu me piniqeui nunca m corto inhame😡😡😡😡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não descasco mais inhame cru!rsrs
      Eu cozinho ele inteiro com casca e depois fica bem mais fácil pra descascar.

      Excluir
  8. Nossa, o pior, é que além da pinicacao, eu achei que era outra coisa ao invés de inhame, porque meu marido pegou na roça e não conhecia MT bem.isso aki me ajudou MT,porque senão teria jogado tudo fora e ido ao hospital,provei uma que ainda não estava bem cozida,e minha boca e garganta também estão penicando..rsss
    Valeu, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o pior, é que além da pinicacao, eu achei que era outra coisa ao invés de inhame, porque meu marido pegou na roça e não conhecia MT bem.isso aki me ajudou MT,porque senão teria jogado tudo fora e ido ao hospital,provei uma que ainda não estava bem cozida,e minha boca e garganta também estão penicando..rsss
    Valeu, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suziane, sim na hora a gente leva o maior susto!É melhor comer ele sempre bem cozido porque assim não tem perigo de fazer mal.bjss

      Excluir
  10. Batatas também não devem ser comias cruas, embora eu tenha visto algumas receitas assim. Podem ser descascadas cruas sem susto (quem não sabe?), mas consumidas cruas, jamais! Aquela "aguinha" branca, tmbm é ácido oxálico. Embora em menor concentração que nos inhames, pode ser bem indigesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ficar sempre atentos nem tudo pode ser comido cru.Obrigado pelas informações!

      Excluir
  11. Tbm tenho e minha filha de 10 anos foi agora cortar para mim kkk tadinha, se coçou mas logo passou. Gostei da idéia do leite de magnésia e sempre tenho, uso para tudo. Roberta parabéns vc responde a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maga!Eu acho que o melhor mesmo é cozinha-lo para depois descascar.

      Excluir
  12. Eu já tinha apresentado reação alérgica mas nunca percebi que foi por causa do inhame. Hoje fui cortar para cozinhar e comi um pedaço cozido. Resultado: tá tudo pinicando e minha garganta ta fechando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que medo!Tenho pinicação só de pensar!

      Excluir
  13. Nossa! Eu sai correndo para o banheiro qado começou a pinicar,realmente é horrível! Na próxima descasco ele depois de cozido rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só faço eles assim agora to com medo da casca rsrs.

      Excluir
  14. Tem que deixar de molho +- 12 hrs pra extrair o oxalato

    ResponderExcluir
  15. Tem que deixar de molho +-12 hrs pra extrair o oxalato

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus acabei de descascar e estou aqui toda inchada maos e braços é orrivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao clube haha Passar leite de magnésia melhora!

      Excluir
  17. Nossa, a pior sensação da minha vida. Provei um pedacinho cru de um inhame que ganhei de uma amiga. É esses da roça. Mastiguei e logo cuspi fora mas prendeu a língua, ardeu, não conseguia nem falar. Isso foi Sábado e estou até agora com a língua queimando, pinicando. É fortíssimo e perigoso, se tivesse engolido poderia ter sido fatal. Vou ao médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus que perigo!Leite de magnésia ajuda bastante.Espero que esteja tudo bem!

      Excluir
  18. Eu passei agora por isso. Eu além de descartar o iame eu lavo, então imagine a coceira! Pinicava muito e logo lavei mas nao adiantou nada, parece que piorou. Tb usei vinagre e nada. Corri pra cá e vi que postaram leite de magnésio, tb não funcionou. Ai lembrei do bicarbonato de sódio, aí sim...graças a Deus. Usei um pouco com água e esfreguei nas mãos e logo foi diminuindo. Fica dica é espero que ajude. Uffa!!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Olá,deixe seu comentário!
❀❀❀❀❀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe!