Inhame cru pode causar alergias!

Olá ;)




Hoje levei um susto e corri pra escrever esta postagem! 
Eu adoro inhame e tento comer sempre por causa do seu grande poder curativo.

-limpa o sangue;
-fortalece o sistema imunológico;
-evita Dengue,febre amarela e malária.
Realmente uma jóia da natureza!

Mas...
Eu não sabia que inhame cru causava reações alérgicas. Isso mesmo!
Ultimamente eu tenho feito bastante inhame cozido pros meus cachorros é ótimo pra saúde deles, aumenta a resistência principalmente agora no inverno. Mexendo com inhame quase todos os dias eu tive uma baita alergia; mas os cachorros estão fortes e saudáveis :)

Algumas pessoas podem ter alergia ao manipular o inhame cru para descascá-lo e isso aconteceu comigo.
A reação é rápida e sentida logo após descascar o inhame; eu já senti as mãos e os braços pinicando,inchados e coçando MUITO.

Achei que fosse alergia de algum agrotóxico presente na casca do inhame mas depois de pesquisar na internet vi que não era e que isso acontece com frequência em algumas pessoas.
O inhame possui o ácido oxálico que provoca coceira,vermelhidão,irrita muito a pele. Eu tive todas essas reações e,gente,é horrível!

Lavei os braços e mãos com bucha e sabão várias vezes,esfreguei vinagre,álcool em gel,pomada de assadura de bebê tudo que via pela frente então foi melhorando e diminuindo os vergões e a pinicação.
Ufa que sufoco!

Eu já estava quase correndo pro hospital mas como começou a melhorar a coceira resolvi pesquisar na internet e vi que o inhame tem esse ácido que provoca uma reação como se fosse urtiga.
Pinica até a alma!

Então pessoal muito cuidado ao mexer com o inhame cru!
Fica algumas dicas que eu aprendi :

*descascar usando luvas;
*descascar dentro de uma bacia com água;
*prefira consumir o inhame cozido;
*cozinhe o inhame inteiro com a casca,
 pois assim ele não causa alergias
e é bem mais fácil de ser descascado.


Reações alérgicas podem ser muito perigosas e até fechar a respiração.Portanto evite usar o inhame cru em sucos e bebidas que estão na moda agora.Ele é muito bom pra saúde mas sempre cozido.

Fica o alerta!

Beijokas,






75 comentários:

  1. eu acabei de ter essa alergia agora.... realmente pinica ate a alma mesmo rsrsrs eu me lembro que a um tempo atras eu usei a agua do inhame no rosto e foi a pior sensaçao que eu ja tive.... eu quase sair correndo doida na rua com o rosto pinicando ardendo foi terrivel.... varias vezes eu sinto minha mae pinicar quando eu descaco o inhame mas, descobrir agora que é uma reação alergia... que bom que ja passou ufaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um sufoco mesmo!Agora aprendi a lição rsrs

      Excluir
    2. Acabei de ter esta reação alergica! Ainda bem que temos este recurso de tecnologia! A internet! Pensei que ia morrer! Credo gente! Vou ir lavar p rosto pra ver se passa! Muito Obrigada pelo Post! Ajudou bastante!

      Excluir
    3. Postaram aqui nos comentários que passar BICARBONATO DE SÓDIO resolve.

      Excluir
    4. Estou tendo isso, mas comi o inhame cozido, e na primeira mordida começou na boca e garganta... :(... Espero que passe logo!

      Excluir
    5. Engraçado eu também comi o inhame ontem e estou toda coçando

      Excluir
    6. Eu invetei de corta com minha filha de 2 anos resutato coceira em mim e nela

      Excluir
    7. Comi nhame e to toda cheia de coceira já passei várias pomadas tomei comprimido de hinstamin nada passa que coceira horrível nhame nunca mais chego bem perto

      Excluir
    8. também tive essa reação hj, minha pele pinicava mt,mas agora depois de várias hrs o meu braço voltou a ter petéquias e coçar.

      Excluir
  2. Acabei de passar por essa desagradável experiência descrita acima. A informação acima sobre o ácido oxálico foi muito útil.
    Para neutralizar um ácido usa-se uma base ou hidróxido e assim sendo usei Leite de Magnésia que deu um alívio instantâneo.
    Abraço
    Canis Rufus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai ajudar muita gente,num momento de desespero nem da pra raciocinar direito,rs. Obrigado pela ótima dica!

      Excluir
  3. Nossa, sensação horrorosa! Estava descascando inhame e senti uma leve coceira, ignorri e mediatamente peguei uma escada para guardar coisas no armário, nao deu dois minutos e já não era só minha mão q coçava, mas o braço inteiro! Nunca lavei tanto o braço na vida! Ai corri para a internet e graças a Deus encontrei informações como as suas! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu também lavei os braços umas 100 vezes fora o susto que a gente leva!Eu que agradeço a visita ,bjs.

      Excluir
  4. Acabo de ter a mesma alergia é horrorosa a sensação que não passa Panica, coça ,arde, ele está assando no forno não sei se como será que faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cozido ou assado não faz mal.O perigo esta em consumir ele cru por causa do acido.

      Excluir
  5. Como nao sabia dessa informação, pensei que era uma reação alérgica minha e pedi pro meu marido terminar de cortar....resultado: ficamos os dois cheios de coceira e com o braço pinicando até a alma. Lavei muito e só aliviou quando usei sabonete líquido, depois de muita lavagem e enrolei em uma toalha. Obrigada por divulgar esse conteúdo!! Vou espalhar pra evitar que mais alguém tenha o mesmo problema! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma aflição horrível rsrs agora já estamos mais espertos!!!

      Excluir
  6. Eu passei p essa experiência agora fiquei me pinicando muito mas miha mãe q acabou de descscar e ela n ficou se pinicando n😡😡😡so eu me piniqeui nunca m corto inhame😡😡😡😡

    ResponderExcluir
  7. Eu passei p essa experiência agora fiquei me pinicando muito mas miha mãe q acabou de descscar e ela n ficou se pinicando n😡😡😡so eu me piniqeui nunca m corto inhame😡😡😡😡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não descasco mais inhame cru!rsrs
      Eu cozinho ele inteiro com casca e depois fica bem mais fácil pra descascar.

      Excluir
  8. Nossa, o pior, é que além da pinicacao, eu achei que era outra coisa ao invés de inhame, porque meu marido pegou na roça e não conhecia MT bem.isso aki me ajudou MT,porque senão teria jogado tudo fora e ido ao hospital,provei uma que ainda não estava bem cozida,e minha boca e garganta também estão penicando..rsss
    Valeu, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o pior, é que além da pinicacao, eu achei que era outra coisa ao invés de inhame, porque meu marido pegou na roça e não conhecia MT bem.isso aki me ajudou MT,porque senão teria jogado tudo fora e ido ao hospital,provei uma que ainda não estava bem cozida,e minha boca e garganta também estão penicando..rsss
    Valeu, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suziane, sim na hora a gente leva o maior susto!É melhor comer ele sempre bem cozido porque assim não tem perigo de fazer mal.bjss

      Excluir
  10. Batatas também não devem ser comias cruas, embora eu tenha visto algumas receitas assim. Podem ser descascadas cruas sem susto (quem não sabe?), mas consumidas cruas, jamais! Aquela "aguinha" branca, tmbm é ácido oxálico. Embora em menor concentração que nos inhames, pode ser bem indigesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ficar sempre atentos nem tudo pode ser comido cru.Obrigado pelas informações!

      Excluir
  11. Tbm tenho e minha filha de 10 anos foi agora cortar para mim kkk tadinha, se coçou mas logo passou. Gostei da idéia do leite de magnésia e sempre tenho, uso para tudo. Roberta parabéns vc responde a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maga!Eu acho que o melhor mesmo é cozinha-lo para depois descascar.

      Excluir
  12. Eu já tinha apresentado reação alérgica mas nunca percebi que foi por causa do inhame. Hoje fui cortar para cozinhar e comi um pedaço cozido. Resultado: tá tudo pinicando e minha garganta ta fechando.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Eu sai correndo para o banheiro qado começou a pinicar,realmente é horrível! Na próxima descasco ele depois de cozido rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só faço eles assim agora to com medo da casca rsrs.

      Excluir
  14. Tem que deixar de molho +- 12 hrs pra extrair o oxalato

    ResponderExcluir
  15. Tem que deixar de molho +-12 hrs pra extrair o oxalato

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus acabei de descascar e estou aqui toda inchada maos e braços é orrivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao clube haha Passar leite de magnésia melhora!

      Excluir
  17. Nossa, a pior sensação da minha vida. Provei um pedacinho cru de um inhame que ganhei de uma amiga. É esses da roça. Mastiguei e logo cuspi fora mas prendeu a língua, ardeu, não conseguia nem falar. Isso foi Sábado e estou até agora com a língua queimando, pinicando. É fortíssimo e perigoso, se tivesse engolido poderia ter sido fatal. Vou ao médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus que perigo!Leite de magnésia ajuda bastante.Espero que esteja tudo bem!

      Excluir
  18. Eu passei agora por isso. Eu além de descartar o iame eu lavo, então imagine a coceira! Pinicava muito e logo lavei mas nao adiantou nada, parece que piorou. Tb usei vinagre e nada. Corri pra cá e vi que postaram leite de magnésio, tb não funcionou. Ai lembrei do bicarbonato de sódio, aí sim...graças a Deus. Usei um pouco com água e esfreguei nas mãos e logo foi diminuindo. Fica dica é espero que ajude. Uffa!!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  19. É aconteceu comigo também. Que desespero, também usei bicarbonato de sódio e funcionou, Obrigada plea dica!

    ResponderExcluir
  20. Acabei de passar pela mesma situação.
    Por sorte, imediatamente procurei na Internet e vi seus comentários.
    Lavei e passei Mylanta Plus (Antiacido usado para queimacao no estomago) aos poucos foi aliviando a coceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!Ótimo saber mais essa salvação! ogd :-)

      Excluir
  21. Eis a questão... Pode comer após ter dado a pontuação nos braços ao descascar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ácido que causa alergia está presente só na casca ,quando cozinha o inhame pode comer normalmente.

      Excluir
  22. Eu acabei de cortar o inhame cru e lavei a mão com água, daí fui carregar minha filha de 1 ano e ela começou a se coçar. Percebi que foi o resíduo do inhame, logo em seguida começei a me coçar.

    ResponderExcluir
  23. Super verdade tudo isso.. hj almocei na casa de una tia, que fez Franco com inhame assado.. amo inhame e claro ataques antes do arroz com feijão.. mas ao Corrá-lo senti que estava meio crú, mas como assim mesmo.. comecei a sentir a garganta coçar, pipocar como se tivesse espetando ou alfinetando e logo depois fechar e me faltar respiração.. na hora me toquei que era alergia ao inhame que rezava meio Jeú.. fiz gargarejocon listerine e aos pois a respiração voltou e voltei a mesa e terminei meu almoço.. claro que sem os inhames..rsrs agora pesquisando na internet me deparo com essa informação. Com toda certeza somente cozido e muito bem cozido quase desmanchando.rsrs e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ainda conseguiu terminar o almoço! :O Com certeza amiga inhame só desmanchando agora kkk

      Excluir
  24. gente quase morri de inhame kkkk descasquei os inhames sem saber que isso podia acontecer pois já preparei inhame mil vezes na vida! começou a coçar as mãos mas achei que fosse passar e segui descascando e aguentando até não dar mais. uma pinicação e queimação lancinantes! tomei anti alergico e passei pomada anti alergica também. enfie os braços em agua no gelo que também aliviou. fiquei desnorteada. obrigada pelo post... só estou com medo de comer o inhame agora. 😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma que caiu na pegadinha do inhame kkkk pode comer sim cozido não faz mal.

      Excluir
    2. E ai comeu? Pq eu tb fiquei com medo agora kkk

      Excluir
  25. Gente! Que susto! Estava preparando uma sopa de legumes e já havia descascado os outros legumes qd fui descascar o inhame... descasquei com a torneira ligada por conta daquela terrinha e pelinhos do inhame.. começou a coçar muito entre os dedos e a parte de cima da mão, a palma não coçou. Corri pro tanque e lavei bem as mãos e os braços com sabão de côco, aliviou mas não passou. Estou grávida e não posso tomar nenhuma medicação... ainda bem que já está melhorando... agora estou com medo de comer 😰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor maneira é usar luvas para descascar assim evitamos o susto! rs

      Excluir
  26. Bom também tive essa experiência orivel que púbica e queima muito rs mais corri pro banheiro e passei o sabonete protex que alívio um pouco rsrs e vi que eu tinha aruda no potinho com água ta quei a água da aruda na minha mão e estraguei ela nossa foi um alívio passar ela rsrs

    ResponderExcluir
  27. Que experiência horrível! Está acontecendo comigo exatamente agora! Cheguei aqui porque fui procurar socorro pela internet. Gosto muito de inhame, mas nunca mais descasco essa desgraça
    =´(

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, fica aí a dica, para aqueles que por ventura entrarem nessa situação,ou nessa enrrascada, usem apenas oleo de cozinha , ou gordura de porco , esfreguem o óleo de cozinha em cima da coçeira ou da queimadura,e ela vai diminuindo aos poucos ,depois e´so´lavar o local com água e sabão,ou sabonete,ou tomar um bom banho, por completo, não tem outro remédio melhor que esse ! !

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus. Passei por isso agora. Pensei q tivessem feito um feitiço com boneco de vudú p mim como diz o povo por aqui.
    Tomei um banho morninho dai aliviou. Mas ainda coça um pouco. Pior q raspei a casca para cozinhar e depois (com raspas na pia cheia de agua) coloquei a mão p desentupir a pia. Resultado:coceira pra dar e vender! Pensei q ia precisar ir na upa. Mas esta passando uffa. Viva a internet! Viva o compartilhamento de informaçoes.

    ResponderExcluir
  30. Tb tenho coceira nas mãos ao descascar o inhame. Bato o inhame cru com morangos. Será que faz mal? Uma vez que eu apresento coceira nas mãos ao descascar!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde. Eu apresento coceirãs Tb ao descartar o inhame. Eu bato o inhame com morangos, será que faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inhame cru faz mal sim pois pode sobrar um pouco do ácido que tem casca e isso irrita muito a gargante.É arriscado consumir inhame cru!

      Excluir
  32. Passei por isso agora,descasquei o inhame e ja comecei a sentir essa coceira na mao ai coloquei na panela e temperei na hr de esperimentar quase morri com essa pinicaçao na garganta uma sensaçõe horrivel..bebi suco agua bem gelada passei bicarbonato nas maos e ainda tomei um anti alérgico..cara agora to ate com medo de depois de cozido dar alergia de novo..mas li aqui nos comentarios que e so enquanto estiver cru..nunca mais descasco essa desgraça sem luva.

    ResponderExcluir
  33. Tomei banho quente e melhorei!! Esfregue bastante com sabonete!

    ResponderExcluir
  34. Tomei banho quente e melhorei. Esfregue bastante com sabonete! Tbm tomei um antialérgico!

    ResponderExcluir
  35. Tive uma coceira insuportável logo depois de descascar inhame, coloquei hidratante, lavei a mão várias vezes, passei gelo, nada adiantou, minha mãe falou para passar babosa, não é que melhorou! Ufa rs

    ResponderExcluir
  36. Oi eu faço o suco do inhame e depois
    Que eu comecei a tomar fiquei cm uma coseira terrível na vagina é normal a minha mãe também toma ela disse q pode ser por causa do inhame.

    ResponderExcluir
  37. Gente, comi inhame bem cozido, porem estou com minha língua bochechas bem queimadas pinicando e ardendo parece q tem bicho dentro da língua q Finca. Já fui duas vezes no médico e ele falou q não tem o q fazer, tomei atialergico. Me sem uma dica, por favor?

    ResponderExcluir
  38. Nossa, quase que ru morro com isso. Lavei e passei creme tá diminuindo aos poucos.
    Sensação terrível!

    ResponderExcluir
  39. Eu hoje fui descascar o inhame e derrepente me subiu uma agonia na cabeça e tontura e a visao ficou meio escura , corri e tomei bastante agua e depous o meu braço e mao direita começou a coçar e ficar vermelho ,nao entendia e nem sabia o que tava acontecendo , mas achei que poderia ser algum inseto que tava na casca do hinhame , entao bebi agua de aljo , limao , laveia as maos e barço varias vezes e o mal estar continua , ja tem quase 2 horas que descasquei o inhame e ja nao estou com coceira e nem vermelhidao mas com dor de cabeça e tontura , pedi antialergico na farmacia loratadina 10 mg , e soro hidratante oral e vou tomar, se nao melhorar a tontura e dor de cabeça vou ao medico , porque e pessimo a sençao , gente cuidado com inhame , e traicoeiro , perigoso, eu quase desmaiei.

    ResponderExcluir
  40. Aconteceu comigo hj, provei para sabe se estava cozindo( estava ao dente) e de repente minha boca começou a pinicar, lavei com água,tomei leite, até mel eu joguei na boca, de tanto desespero, depois foi aliviando, joguei tudo fora. E o inhame era 100% orgânico. Agr n sei se comerei de novo.

    ResponderExcluir

❀❀❀❀❀
Olá,deixe seu comentário!
Postagens mais antigas os comentários vão para moderação.
❀❀❀❀❀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
smiles